A Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa – ABCCR/BRASCRS – realiza um Congresso por ano, alternando o Internacional nos anos pares e o Brasileiro nos anos ímpares, assim como geralmente acontecia quando realizados pelas Sociedades de Catarata – SBCII e de Cirurgia Refrativa – SBCR, desde a primeira metade dos anos 80.
Como é do conhecimento de todos, a ABCCR teve sua origem há pouco mais de três anos pela ação conjunta dos sócios da SBCII e da SBCR, na incorporação de uma pela outra.
O Congresso Internacional se caracteriza pela participação de convidados estrangeiros na troca e transmissão de conhecimentos e experiências, especialmente nas áreas de cirurgia de catarata e de cirurgia refrativa. Ele é geralmente realizado em grandes cidades, em quatro dias da semana, ocupando os dois períodos de cada dia com programação científica intensa.
O próximo Congresso Internacional da BRASCRS em 2018 será realizado em São Paulo, no Hotel Transamérica, e já promete ser um dos melhores!
O Congresso Brasileiro, como o próprio nome indica, prioriza a troca de conhecimentos e experiências entre brasileiros. É realizado em cidades aprazíveis, também em quatro dias da semana, com programação científica somente no primeiro período do dia, sendo reservado a outra parte do tempo para congraçamento entre os colegas médicos oftalmologistas, seus familiares e amigos relacionados com a Oftalmologia.
Com características diferentes, é fato inegável que os dois Congressos são tradicionalmente importantes e muito disputados no calendário oftalmológico. São assim considerados principalmente por apresentarem programas científicos inovadores e estruturados, além de sempre bem organizados e com atrações próprias dos grandes eventos.
O Congresso Brasileiro deste ano, em Foz do Iguaçu, tem tudo para não fugir do que já é tradicional. E não há como negar que a programação científica idealizada e elaborada quase que exclusivamente pelo Presidente Pedro Paulo Fabri (com o requinte de perfeccionismo, próprio dele) certamente será, mais do que nunca, o ponto alto do Evento.
A cidade de Foz, há muito, constitui ponto turístico consagrado em todo o Brasil e no exterior. Suas inúmeras atrações exigirão tempo maior do que teremos dessa vez para apreciá-las todas.
E eu, muito honrado por ter sido escolhido o Presidente desse Congresso, aproveito a oportunidade, talvez única, para agradecer aos amigos e colegas médicos oftalmologistas por essa e pelas outras honrarias que, ainda em vida, tive a felicidade de receber.
Desejo que tenhamos, todos, um excelente congresso e extraordinário convívio!
Carlos Heler